25 de junho de 2013

Dicas básicas para melhorar a posição do seu site/blog no Google - SEO


No geral, mecanismos de buscas apresentam com destaque as páginas mais acessadas com as palavras digitadas na busca. Atualmente, a tendência é a de colocar também no topo da lista os resultados com proximidade geográfica do usuário.

Reprodução

SEO também pode ser aplicado a imagens
Para melhorar o desempenho de seu site/blog em buscas, uma boa dica é usar técnicas de SEO (Search engine optimization). Essas técnicas trabalham no direcionamento de acessos de maior qualidade para sua página. Com isso, há uma maior chance de conversão dos acessos em negócios ou seguidores.
A seguir, o iG mostra boas práticas para melhorar o ranking de sua página pessoal nos buscadores. Confira:

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Crie conteúdo inédito e de qualidade

De nada adianta criar um blog com publicações que são somente cópias de conteúdo publicado originalmente por outros. Aproveite para elaborar publicações inéditas e com qualidade. Os buscadores são “sedentos” por materiais que ainda não foram colocados na internet. Isto, faz com que os mecanismos de buscas visitem sua página regularmente. Além disso, essa estratégia ajuda a fidelizar seus leitores de forma mais eficiente e faz com que tenham vontade de compartilhar seu conteúdo publicado.

O volume de atualizações também deve ser constante. Um blog que não muda após vários meses é considerado “morto” pelos os internautas. Isso fará com que ele despenque no ranking de relevância dos mecanismos de busca. No entanto, é melhor ter uma publicação semanal de boa qualidade do que publicações inúteis diárias.

A importância do título

Os títulos (cabeçalhos) de cada publicação têm importância fundamental para os mecanismos de busca. Por isso, evite títulos com sentido duplo e descreva neles literalmente um resumo do assunto. Tente usar a palavras-chave no começo do título, com no máximo 7 palavras, e marque (tag) de forma idêntica no corpo da publicação. Assim, a relevância de seu blog aumentará.

Separe por categorias

Os buscadores marcam pontos extras no ranking quando se deparam com um blog/site bem organizado. Seus algoritmos entendem que as páginas mais importantes estão no máximo a três cliques da página inicial. Por isso, distribua e nomeie suas publicações em categorias para facilitar a navegação. Assim, todo seu conteúdo será encontrado facilmente pelos leitores e mecanismos de busca.

Insira links

Os links são uma “mão de via dupla” para ampliar o tráfego em seu blog/site. Mostre para as pessoas seus conhecimentos do assunto e construa uma relação positiva com elas. Além disso, este tipo de atividade gera confiança dos mecanismos de busca em relação às suas páginas.

Participe de outros blogs, fóruns e redes sociais espalhadas na internet. Coloque seus links nos comentários ou respostas de publicações alheias, desde que eles sejam pertinentes ao assunto abordado. Por outro lado, sempre que julgar necessário, não faça cerimônias para colocar links de publicações de outros em suas próprias. Só fica um aviso, use links que vão direto à publicação relacionada, em vez de ir para a página inicial de terceiros.

Contudo, não links em excesso. Se os mecanismos de busca perceberem que são espalhados links desnecessários, seu blog/site será penalizado no ranking e ficará marcado como fonte de spam.

Nomeie as URL com palavras-chaves

O endereço web (URL) de suas publicações faz parte de um dos temas abordados pelo SEO. Os mecanismos de busca irão indexar o que está escrito neles. Por isso, coloque um endereço com palavras-chave do tema que será abordado na página. Por exemplo, o título das dicas publicadas no iG Tecnologia fazem parte de sua URL. Segue abaixo um exemplo:
http://tecnologia.ig.com.br/dicas/smartphones/2012-08-31/veja-10-dicas-para-escolher-um-smartphone-bom-de-foto.html

Use imagens a seu favor

Dizem que uma imagem vale mais do que mil palavras. No caso de SEO não é bem assim. Mas elas ajudam promover seu conteúdo e são ótimas para atrair novos leitores.
Então, ao inserir imagens ou vídeos em suas publicações, providencie palavras-chave descritivas nos nomes dos arquivos das imagens. Não se esqueça de marcar as imagens (tag) com nomes alternativos (Alt) e que também tenham um vínculo com o assunto.

Quando procuramos por uma imagem na internet (ex.: campo de busca de imagens do Google), são estes cuidados acima que resultam nas imagens mostradas no resultado das buscas.

De Mauricio Coelho , para o iG Tecnologia

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